Por Jean Hertel, 25/09/2017
Quando falo aos meus amigos e parentes que eu prefiro utilizar software livre, muitos me perguntam o que é este negócio e porque deveriam se preocupar com isto. Depois de responder esta mesma pergunta tantas vezes, decidi que é mais prático escrever um post no blog e descrever do que se trata o assunto e porque eles deveriam se preocupar também.
Primeiro precisamos entender um pouco da história do software e do surgimento de outros sistemas. Nos primórdios da informática, por volta dos anos 70 e 80, havia um sistema operacional muito famoso nas universidades, chamado de UNIX. Neste sistema qualquer pessoa podia pegar o código fonte e alterar o que quisesse, sem que houvesse maiores problemas. Para as pessoas que estudavam informática na época isto era ótimo, pois permitia que todos estudassem tudo livremente e alterassem algo caso quisessem. O problema que ocorreu é que tal software não era livre, mas sim de uma empresa. Em um dado momento esta empresa decidiu que o software não poderia mais ser usado livremente e, como não havia nada que a impedisse de fazê-lo, a empresa proibiu totalmente o uso a partir daquela versão.
Esta proibição no uso do UNIX chocou muitas pessoas e estudiosos, pois vários haviam contribuído para o crescimento do projeto, mas agora eram proibidos de utilizá-lo. Uma das pessoas que ficou bastante chocadas com o caso foi Richard Stallman, o pai do Software Livre.
Richard Stallman possui uma história engraçada em relação ao software, pois ele trabalhava no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e certa vez teve problemas com uma impressora. O problema é que o papel travava na máquina algumas vezes e simplesmente o software não dava nenhum aviso. A pessoa tinha que ir manualmente olhar a máquina para descobrir que ela estava travada. Como Stallman sabia programar, ele se ofereceu para ajustar o problema de forma grátis para a empresa que fazia a impressora. A empresa por sua vez foi rude e negou a Stallman o código-fonte alegando que se houvesse algum problema, ele deveria ser reportado a empresa que ela mesmo arrumaria.
Stallman ficou irritado em não poder arrumar um problema simples e a proibição do UNIX foi mais um agravante em relação ao assunto. Cançado destes problemas Stallman decidiu que iria escrever seu próprio sistemas operacional e que, para evitar o mesmo problema que ocorreu com o UNIX, escreveria uma licença de código fonte que proibiria estes problemas. Surge desta forma a licença GPL (General Public License) que dava aos programadores a garantia de que seu software sempre estaria livre para estudos e melhorias. Junto desta iniciativa surgiu também o projeto GNU, que seria a base para todo software livre.
Bem, agora que você já sabe o que é o Software livre fica a pergunta: Porque devo me preocupar com isto?
Esta pergunta é interessante pois temos alguns exemplos de casos em que o software livre é muito melhor que o fechado. Recentemente tivemos um caso de tratores agricolas da marca John Deere tendo problemas devido ao software proprietário. Veja a materia completa aqui.
Em resumo, os equipamentos estragam, mas devido ao seu software, só podem ser concertados pela fabricante dos tratores, deixando os agricultores sem muita opção. Para tentar fugir do problema os agricultores tem “hackeado” seus tratores e colocado outros softwares nos mesmos, de modo que eles mesmos possam trocar as peças dos tratores.
Se o software fosse livre eles não seriam limitados desta forma e qualquer outra pessoa com o minimo de conhecimento poderia providenciar uma versão do software sem esta limitação.
Um outro exemplo bem comum é com os celulares atuais. Se você tiver um celular com o sistema Android, fique avisado que as fabricantes de hardware não costumam liberar muitas atualizações. Depois de algum tempo o celular simplesmente é “esquecido” pela fabricante e você acaba ficando com as seguintes opções:
Se o celular utilizasse somente software livre você não sofreria com este tipo de problema.
Espero ter deixado um pouco mais claro o que é o software livre e porque você deveria conhecê-lo. Se você se interessar em saber mais, pode me procurar, estou sempre aberto a esclarecer as dúvidas :)