Por Jean Hertel, 28/01/2018
Em julho do ano passado recebi uma proposta para trabalhar como analista de suporte na T-Systems do Brasil. Apesar de não ser na área de desenvolvimento de software a proposta foi muito interessante pois me daria a oportunidade de melhorar meu alemão alem de ainda me permitir melhorar uma habilidade muito importante: comunicação.
Agora seis meses depois vejo bastante coisas diferentes e gostaria de compartilhar o que mais mudou para mim.
O primeiro e com certeza principal ponto de melhoria foi o meu idioma…ingles! Isso mesmo que você acabou de ler. A proposta de trabalho não falava nada de inglês, mas quando comecei a trabalhar percebi que a maioria dos times falava alemão ou inglês. E isso inclui escrever detalhadamente análises, ler e entender problemas descritos por cliente e participar de conferencia totalmente em inglês. Eu já sabia inglês antes, mas nunca tinha posto em prática deste jeito. Cheguei inclusive a fazer a prova do TOEIC na Wizard Blumenau e tirei incriveis 820 pontos de um total de 990.
O segundo ponto que melhorou bastante para mim foi o meu idioma alemão. Assim como o inglês ele se mostra indispensável. Todos os dias participo de uma reunião totalmente em alemão no estilo SCRUM na qual preciso reportar status do dia anterior e ainda entender o que o restante do time repassa.
Por fim a habilidade de comunicação também tenho percebido muitas melhorias. Diferente de trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, onde todos sabem como o produto funciona, em uma equipe de suporte é muito comum os demais membros desconhecerem como o software funciona, ou ainda se esquecerem de algum fluxo. Tenho tirado muitas dúvidas de meus colegas e sempre que posso tento explicar em detalhes todos os fluxos e minhas conclusões. Mesmo assim as vezes ainda não fica claro para todos como os sistemas funcionam, e isso só tem me estimulado a cada vez mais tentar explicar melhor.
E o desenvolvimento de software? Bem infelizmente esse acabou ficando de escanteio nos últimos meses, assim como meu próprio blog, mas no inicio de Janeiro voltei a programar e estou aprendendo C++. Inclusive disponibilizei um software público que parece ter chamado muita atenção da comunidade, mas vamos deixar isso para outro post no blog. De momento o foco é aprender o mais rápido possível C++ e suas nuances e tentar colaborar mais com a comunidade.